Pessoa usando uma caneta digital para interagir com um gráfico de funil de vendas em um tablet, com o logotipo da Zenivox Comunicação Digital no canto inferior direito. A imagem destaca a importância do monitoramento de dados para otimizar vendas e conversão de leads.

Crie um funil de vendas e lucre como nunca!

Um jovem perguntou para um velho sábio:

“Qual é a coisa mais difícil do mundo?”

O velho sábio coçou a barba, olhou para o horizonte por alguns segundos e respondeu:

“Fazer uma venda! Veja só, pequeno gafanhoto, estou aqui há mais de cinco horas tentando vender essas jaquetas e ninguém comprou.”

O sábio continuou: “Estou sem voz de tanto gritar ‘JAQUETAS EM PROMOÇÃO!!!’, ‘TUDO PELA METADE DO PREÇO!!’, ‘O PATRÃO ENDOIDOU’. Mas quase ninguém vem até a minha barraca. Quando alguém se aproxima parece que é por curiosidade e único com quem conversei só me fez perder tempo, pois ficou me perguntando se ele ficaria bonito e charmoso com a preta, cortei a ladainha dele falando logo preço e ele foi embora correndo”

O velho sábio parou de falar e começou desmontar sua barraca. Quando terminou, olhou para o céu, para o mar e toda areia à sua frente, enquanto o jovem pensava em falar que a estratégia do velho estava toda errada.

“Mas acho que esse ponto é ruim mesmo. Amanhã eu vou tentar lá na outra ponta da praia” o velho sábio falou

O jovem que o havia questionado abriu a boca para responder, mas o velho sábio já estava ao longe. Ele provavelmente diria ao sábio que ele só estava passando por isso porque não tinha um funil de vendas.

Para vender com eficiência e alcançar resultados incríveis, a criação de um funil de vendas é indispensável.

O Que é um Funil de Vendas?

Funil de vendas é um modelo que descreve o processo pelo qual os potenciais clientes passam desde o primeiro contato com uma empresa até a conclusão da compra, a conscientização, a consideração e a decisão.

Ele é chamado de “funil” porque visualmente se assemelha a um funil: largo no topo e estreito na base, refletindo a diminuição do número de leads em cada etapa do processo. Isso ocorre porque, no topo do funil, muitas pessoas são atraídas inicialmente, mas conforme avançam pelas etapas do funil, apenas uma parte desses leads demonstra interesse contínuo, qualifica-se e, eventualmente, converte-se em clientes. Assim, a forma afunilada ilustra a filtragem natural e progressiva, onde cada estágio reduz o número de leads até chegar aos que realmente concretizam a compra.

A Importância de um Funil de Vendas

O funil de vendas é uma ferramenta indispensável para monitorar e otimizar cada estágio da interação com o cliente, garantindo que você vai direcionar seus esforços para os que tem mais chances de fechar o negócio. Ele ajuda a identificar e resolver gargalos onde os clientes podem estar travados.

Por exemplo, se muitos clientes potenciais estão abandonando a negociação na fase de decisão, pode ser um sinal de que há um gargalo nessa etapa que precisa ser tratado, talvez melhorando as ofertas ou a comunicação.

Passo a Passo para Criar um Funil de Vendas

Vamos explorar um exemplo prático de como criar um funil de vendas:

Pré-Funil:

Criação de Persona:

  • Identifique quem é o seu cliente ideal, considerando características demográficas, comportamentais e necessidades. (Para você não vender jaquetas na praia.)

Conscientização:

Geração de Leads:

  • Utilize estratégias de marketing digital, como SEO, mídias sociais e anúncios pagos, para atrair clientes potenciais. (Não jogue dinheiro fora tentando vender para todo mundo, pois no final pode acabar vendendo para ninguém.)

Consideração:

Nutrição de Leads:

  • Envie conteúdos relevantes que educam e informam os leads sobre seus produtos ou serviços. (Se você não cuidar do seu cliente em potencial, seu concorrente vai.)

Aprenda como automatizar a nutrição de leads e aumentar suas chances de conversão com o ChatGPT em nosso e-book [Tornando ChatGPT no seu assistente perfeito]

Decisão:

Qualificação de Leads:

  • Utilize ferramentas de CRM para qualificar os leads com base em seu comportamento e engajamento. (Pense nisso como peneirar areia na praia para encontrar o ouro: é trabalhoso, mas vale a pena.)

Para saber mais sobre como qualificar leads com eficiência, confira nosso artigo [Como um Time de Vendas Bem Treinado Transforma Leads em Clientes]

Fechamento:

  • Realize apresentações de vendas personalizadas e siga com negociações até o fechamento do negócio. (É como pedir alguém em casamento: prepare bem, seja sincero e vá com tudo.)

Veja no nosso artigo 3 Dicas Para aumentar suas vendas através do ChatGPT como criar propostas comerciais automatizadas.

Conclusão

Estruturar corretamente os processos de vendas não vai deixar você morrer na praia e vai transformar os resultados da sua empresa.

Se você deseja implementar estratégias eficazes e levar suas vendas para o próximo nível, entre em contato com a Zenivox. Nossa equipe está pronta para ajudar você a estruturar um funil de vendas completo e que convertem. Fechar o negócio nunca foi tão estratégico e eficiente. Veja como otimizar seu funil de vendas com o funil de conteúdo.

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