Atender clientes é quase como estar na sala de aula do Raimundo Nonato: cada um com seu jeitinho, suas manias e bordões inesquecíveis. Quem vende sabe que alguns tipos de clientes parecem saídos direto do quadro humorístico mais clássico da TV brasileira.
Você já atendeu um cliente Rolando Lero hoje? Ou quem sabe encontrou uma Dona Cacilda disfarçada na negociação?
Ao longo do texto, vamos revisitar alguns integrantes da Escolinha do Professor Raimundo e mostrar como eles representam situações reais de vendas. Então, prepare-se: há controvérsias, risadas e boas lições!
Tipos de Cliente
São os clientes que movem uma empresa, cada um trazendo seus próprios desejos, manias e desafios. Que podem variar desde a pressa em ser atendido até a necessidade de atenção especial, por exemplo passando por exigências inusitadas.
E você, dono de empresa ou vendedor, sabe que não faltam personagens dignos de novelas ou programas de comédia. Pois, os tipos de clientes aparecem em cena com jeitos únicos, sempre surpreendendo na negociação.
Escolinha do Professor Raimundo e os tipos de clientes!
Como vimos nos tipos de clientes, o mundo das vendas é cheio de personagens. E, falando em personagens, impossível não lembrar da Escolinha do Professor Raimundo, que marcou gerações com humor inteligente e caricaturas inesquecíveis.
Criada em 1952 na Rádio Mayrink Veiga pelo radialista e humorista Haroldo Barbosa, a escolinha do professor Raimundo Nonato já contava com Chico Anysio e levou para a sala de aula grandes representantes do humor no Brasil.
Enquanto, na Globo, ela surgiu em “Chico City” (1973), depois no “Chico Anysio Show” (1982), até ganhar programa próprio em agosto de 1990.
A proposta da Escolinha do Professor Raimundo era simples, mas genial: reunir personagens caricatos em uma sala de aula, cada um com sotaques, trejeitos e bordões marcantes.
Assim, por meio do humor, o programa refletia situações do cotidiano brasileiro, transformando-as em críticas sociais leves, porém inteligentes.
Do mesmo jeito, no universo das vendas, esses personagens ganham vida como tipos de clientes que todo vendedor já encontrou pelo caminho, como veremos abaixo.
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Quais São os 5 Tipos de Clientes da Escolinha do Professor Raimundo?
Chegou a hora de revelar os tipos de clientes da Escolinha do Professor Raimundo. Cada personagem caricato da TV tem sua versão no mundo das vendas. Com bordões, manhas e jeitinhos únicos, eles mostram que vender é, muitas vezes, como assistir a uma comédia clássica.
Rolando Lero, o enrolador
Interpretado por Rogério Cardoso, o Rolando Lero inventava histórias sem fim para nunca responder as perguntas do professor Raimundo, sempre escapando com frases elegantes e vazias. Seu talento estava em falar muito, mas dizer absolutamente nada de útil.
No mundo das vendas: é aquele cliente que fala, fala, fala… mas nunca fecha negócio. Adora pedir proposta, orçamento, apresentação, no entanto na hora do vamos ver: “Captei, captei vossa mensagem, amado mestre!” – e some no mapa, deixando o vendedor de mãos abanando.
Dica para lidar: corte a enrolação com perguntas objetivas e deadlines claros. Se não quiser comprar, agradeça e siga para o próximo. Assim você aprende a filtrar esses arquétipos de clientes sem perder tempo.
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Cacilda, a sedutora
Claudia Jimenez brilhou como Dona Cacilda, sempre tentando seduzir o professor com charme exagerado. Mas, quando não conseguia o que queria, saía de cena com seu clássico “Beijinho, beijinho, pau pau!”.
No mundo das vendas: é aquele cliente que joga charme, pede benefício extra, tenta ganhar brinde, desconto ou mimos. No entanto, quando percebe que não vai levar vantagem, desaparece sem fechar. Esse é o típico cliente bajulador, que usa elogios para mexer com a cabeça do vendedor.
Dica para lidar: mantenha simpatia, mas firmeza. Em outras palavras, benefício só depois da compra, e não antes.
Nerso da Capitinga, o suposto ingênuo
Pedro Bismarck trouxe à vida o Nerso da Capitinga, que fingia ser ingênuo, sempre com aquele ar de “não sei de nada”, mas tinha uma malandragem guardada na manga para se dar bem.
No mundo das vendas: é aquele cliente que finge não entender nada, pede que você explique mil vezes e, no fim, arranca alguma condição especial com cara de “quem não sabe nada da vida”. Dentre os tipos de clientes, ele é um dos mais “perigosos”.
Dica para lidar: paciência, mas sem cair nas manhas. Explique, porém não abra mão do valor do seu trabalho.
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Samuel Blaustein, o avarento
Marcos Plonka interpretava o judeu Samuel, que dizia: “Fazemos qualquer negócio!” e “Melhor zero na nota do que prejuízo no bolso”, sempre defendendo sua carteira com unhas e dentes.
No mundo das vendas: é o tipo de cliente que nunca quer pagar o preço cheio. Ou seja, sempre pede desconto, compara com o concorrente e faz cara de dor ao ouvir qualquer valor. Entre os tipos de clientes, ele é o retrato dos perfis mais comuns e também dos mais difíceis.
Dica para lidar: destaque valor, não preço. Mostre o que o seu produto entrega de retorno e só dê desconto se for estratégico.
Pedro Pedreira, o contestador
O ator Francisco Milani marcou como Pedro Pedreira, sempre com seu “Há controvérsias!”. Contestava tudo, exigia provas e respondia: “Então, não me venha com chorumelas!”, colocando o professor Raimundo contra a parede.
No mundo das vendas: é aquele cliente advogado do diabo, que questiona cada detalhe da sua oferta. Logo, quer planilha, estudo de caso, prova social e ainda coloca tudo em dúvida. É o cliente que transforma cada argumento numa batalha de resistência.
Dica para lidar: tenha argumentos e cases na manga. Se for só contestação vazia, imponha limite para não transformar sua negociação em um tribunal sem fim.
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Conclusão: O Que a Escolinha Nos Ensina Sobre os Tipos de Clientes
Se você reparar bem, a sua vida de vendedor é uma verdadeira sala de aula do Professor Raimundo. Em resumo, a diferença é que, no fim, quem dá a nota é o consumidor– e você precisa se adaptar sem cair nas pegadinhas. Logo, o segredo está em identificar o perfil logo no início da conversa os tipos de clientes e usar a estratégia certa.
Porque, no fim das contas, vender é isso: um show de humor, improviso e inteligência. E como diria o Professor Raimundo Nonato:
“E o salário, óóó!”
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